A confiança do empresário brasileiro do comércio aumentou 10,6% em novembro de 2017, em relação mesmo período do ano passado. Os resultados são do Icec, Índice de Confiança do Empresário do Comércio, apurado pela CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O índice atingiu 109,3 pontos em novembro. Na comparação com o mês de outubro, a alta foi de 1,9%, considerando o ajuste sazonal.

A confederação também estima crescimento de 4,3% no volume de vendas do varejo no Natal deste ano, o primeiro aumento no período desde o Natal de 2014.

“A melhora gradual da atividade econômica, a desaceleração da inflação e a redução dos juros e do custo do crédito vêm beneficiando o poder de compra das famílias e impulsionando aos poucos as vendas do comércio. Além disso, existe uma grande expectativa dos comerciantes para as vendas de fim de ano”, explica Juliana Serapio, assessora econômica da CNC, em nota.

Condições do comércio

A percepção dos varejistas em relação às condições atuais melhorou em todos os itens avaliados (economia, setor e empresa), com destaque para a economia, segundo a CNC, com aumento de 48,6%.

Neste novembro, 41% dos comerciantes consideram o desempenho do comércio melhor do que há um ano. No mês passado, esse percentual era de 39,8% dos entrevistados.

Expectativas positivas no curto prazo

Já o indice de Expectativas do Empresário do Comércio aumentou 1,5% em relação a outubro e 1,4% na comparação com novembro de 2016. Apesar do arrefecimento na evolução das expectativas dos comerciantes, o componente atingiu o mesmo nível do início de 2014 e segue sendo o único subíndice do Icec acima da zona de indiferença, com 152,4 pontos.

As perspectivas no curto prazo em relação ao desempenho do comércio e da própria empresa melhoraram relativamente em comparação com novembro de 2016 (ambas com +2,0%). Já as perspectivas quanto às evoluções da economia tiveram um ligeiro aumento de 0,1%.

Na avaliação de 82,8% dos entrevistados, a economia vai melhorar nos seis meses à frente. Em outubro, esse percentual havia alcançado 80,7% e, em setembro, 78,4%.

Intenção de investimento

As intenções de investimento do comércio aumentaram 0,7% em novembro, na série com ajuste sazonal. De acordo com o CNC, isso se deve aos preparativos para as festas de fim de ano. Na comparação anual, o subíndice teve aumento de 9,5%, puxado pela intenção de contratar (+7,7%), investir na empresa (+18,9%) e em estoques (+4,2%).

Para 27,4% dos comerciantes consultados em novembro, o nível dos estoques está acima do que esperavam vender, proporção menor do que a apontada em outubro.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6.000 empresas situadas em todas as capitais do País, e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a duzentos pontos.

http://www.portalnovarejo.com.br/2017/11/30/confianca-empresario-comercio-aumenta-106-comparacao-2016/