Empresários devem identificar como e quando utilizar cada uma.

As promoções são feitas para chamar a atenção do consumidor como uma ação de marketing. As liquidações, por sua vez, têm o objetivo de esvaziar os estoques. Ambas precisam ser diferenciadas pelo empreendedor para que sejam adotadas no momento oportuno e resultem em lucros. Isso requer um planejamento estratégico.

Para programar cada uma, é indicado formular um calendário. Devem ser consideradas datas comemorativas, bem como outros fatores que representem oportunidade de vendas, o que vai variar de acordo com o segmento do negócio.

Promoção

Segundo o professor do curso de administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Alan Jesovzek Kuhar, antes de realizar uma ação promocional, a orientação é que o empresário avalie se estará reduzindo o valor do produto.

Nesse contexto, Kuhar não se refere ao preço, que é a quantia em dinheiro utilizada para colocar o produto no mercado. “Valor está relacionado à percepção que o consumidor tem em relação ao produto ou serviço que é oferecido”, esclarece.

O professor explica que se as promoções são feitas em momentos inadequados, com os produtos errados ou com muita frequência, as mercadorias podem ser desvalorizadas pelo cliente.

“O consumidor pode deixar de comprar no varejo normal, para fazê-lo quando o preço estiver menor. Assim, ele será educado a comprar só na promoção”, afirma Kuhar, que frisa a importância para os estabelecimentos de não parecer uma “loja de promoção” aos olhos da clientela.

Além dos cuidados prévios, há ainda os que devem ser tomados depois das ações promocionais. Nesse momento, cabem as avaliações detalhadas, que servirão para identificar pontos assertivos e também os erros. Com essas informações, o empreendedor poderá direcionar corretamente as campanhas seguintes.

Liquidação

Trata-se de um evento que ocorre pontualmente e dentro de um calendário planejado para esvaziar o estoque. Por isso, as liquidações são menos frequentes que as promoções.

No mercado de vestuário, por exemplo, há duas oportunidades para serem realizadas: quando entra a coleção de verão e quando chega a de inverno. “Não é indicado ficar com casacos pesados de inverno durante o verão. O melhor é fazer a liquidação”, diz Kuhar, ilustrando uma situação em um comércio.

Ele considera a estratégia bem-vinda para movimentar o caixa da empresa. Seu resultado final na contabilidade, porém, pode depender muito de como foram as vendas dos produtos dentro da sua sazonalidade.

“As liquidações poderão ser feitas com tranquilidade se o empresário alcançou boas vendas durante a estação à qual pertence a coleção. Isso porque já houve a reposição e o lucro no caixa. Será, então, o momento de liberar o estoque para a nova coleção”, ressalta.

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