Ninguém mais duvida da força que a tecnologia exerce sobre as nossas vidas e quão importante é para o desenvolvimento da sociedade. A forte onda de inovação, os investimentos em startups e os incentivos em P&D, vem possibilitando novas experiências para o usuário final, principalmente no que diz respeito a mobilidade –  que exerce, hoje, um papel fundamental nos negócios, mas que ainda precisa avançar bastante no Brasil.

O uso dos smartphones está transformando nossas vidas e habilitando novas formas de fazer e aprender sobre coisas. Nos permite gerenciar nossos afazeres e pessoas que nos cercam. Está mudando a forma como nos comunicamos, nossos hábitos e como nos relacionamos. Está nos ajudando a descobrir novas ideias e novos negócios. Tudo isso na palma da mão, em qualquer lugar e a qualquer hora.

O avanço da tecnologia e a mobilidade, também, estão mudando o comportamento de compra do consumidor moderno, exigindo maior atenção dos empresários. O Varejo brasileiro ainda carece de projetos mais estratégicos e mais maduros – que olhem para o todo. É preciso entender melhor como funciona a relação “consumidor-mobilidade-tecnologia’, para transformar oportunidades em novos negócios.

Um guia lançado pelo Google®, nos Estados Unidos, traz uma visão sobre o conceito que a empresa chama de “Micro-Moments”, com informações relevantes e que vão ajudar as empresas de varejo alavancarem maiores taxas de conversão em dispositivos móveis.

De acordo com o guia, existem momentos em que são partes comuns da vida cotidiana, onde não estamos dispostos a interagir com as empresas. Porém, existem outros, em que estamos abertos as influências das marcas – esses são os momentos em que nós, consumidores, buscamos alguma ajuda, informamos nossas escolhas e tomamos decisões. Normalmente, nesse momento, usamos os smartphones para uma tomada de decisão independente do que precisamos ou queremos.

Os “micro-moments” estariam sempre motivados por: uma intenção, por um contexto e um imediatismo. São separados da seguinte forma:

1) Eu quero saber

2) Eu quero ir

3) Eu quero comprar

4) Eu quero fazer

Segundo a definição do Google®, os “micro-moments” são pontos críticos dentro da atual jornada do consumidor, que quando combinados, vão determinar como essa jornada termina. Eles podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora, graças a mobilidade.

Precisamos ter em mente uma compreensão muito clara de que o comportamento de compra do consumidor mudou e que está diretamente ligado aos benefícios da mobilidade. Agora o ponto é outro: uma vez possível tomar medidas sobre qualquer necessidade ou curiosidade e a qualquer momento, o processo de tomada de decisão se fragmenta em diversos momentos minúsculos – desde um plano de férias inspiradoras, passando pela compra de um simples eletrodoméstico , até aprender como instalar aquelas novas prateleiras.

A questão na verdade é um pouco mais profunda. Atualmente, os executivos do setor estão cada vez mais agitados com tamanha mudança no ambiente dos negócios e a necessidade urgente de inovação frente `a concorrência. Alguns varejistas estão trabalhando para serem bem sucedidos na estratégia de crescimento, enquanto outros não possuem recursos para seguirem com as iniciativas necessárias. Porém, como já falado, o comportamento de compra do consumidor continua mudando, sem levar em consideração a capacidade das empresas para se adaptarem `as novas tecnologias.

O fato é que, independente da estratégia ou recurso disponível, o uso dos smartphones cresce a uma taxa exponencial. Os varejistas precisam considerar o desenvolvimento de um aplicativo, que venha prover informações relevantes e ferramentas que possam ajudar e influenciar o consumidor em cada momento do processo de tomada de decisão de seus clientes, especialmente dentro da loja – afirma um estudo da Deloitte®. Ainda segundo o estudo, em média $689 bilhões de dólares em vendas dentro das lojas, serão influenciados pela mobilidade.

A mobilidade está norteando grandes mudanças e isso afeta como o consumidor vai interagir durante todo o seu processo de compra, através de telas, dispositivos e canais. Para isso, o varejista precisa estar preparado para cada “micro-moments”…

A considerar sobre os usuários de smartphones (Por Google®):

82% dizem que consultam seus telefones no momento de uma compra dentro de uma loja física;

68% disseram que checam o telefone dentro dos 15 primeiros minutos ao acordar pela manha;

30% admitem que realmente começam o dia “ansiosos”, quando os dispositivos não estão por perto;

87% estão sempre com seus smartphones ao lado, dia e noite;

150x checamos nossos telefones por dia

No último ano, os websites americanos tiveram um aumento de 20% nos compartilhamentos móveis e uma queda de 18% no tempo gasto por visita. Porém, tiveram um salto de 29% na taxa de conversão em dispositivos moveis.

As pessoas chegam a gastar, em media, 177 minutos por dia checando o dispositivo móvel, o que nos traz uma realidade interessante quando confrontado com outros dados – Uma vez que uma sessão dura em media 1minuto e 10segundos, logo fazemos isso dezenas e dezenas de vezes ao longo do dia.

Cada vez mais usamos mecanismos de buscas em dispositivos moveis, ao invés de computadores.

Fonte http://onegociodovarejo.com.br/a-mobilidade-e-o-impacto-no-varejo-e-preciso-ser-relevante/