A importância dos processos de alocação de mercadorias é cada vez maior para as varejistas, sendo parte crucial da operação do varejo. É através da alocação que são definidas a ocorrência ou não de rupturas, excessos, e outros problemas que podem ser evitados.
Na maioria das varejistas, os processos de alocação de mercadorias passaram a envolver um grande volume de informações, sendo necessário trabalhar com grandes bases de dados. Nesse cenário, torna-se cada vez mais importante a obtenção de ganhos produtivos nos processos de alocação de mercadorias, e a melhor forma para isso é a automatização.
Ao trabalhar manualmente com muitos dados, as pessoas acabam criando vieses, que diminuem a eficiência do processo, impossibilitando a otimização da alocação. Para se atingir a melhor qualidade, é necessário que todos os envolvidos no processo de alocação evitem tais vieses, ou “crenças”, estando abertos à mudança de paradigma que ocorrerá na empresa.
A alocação automática, como todo processo estatístico baseado em histórico de dados, aprimora-se constantemente com seu uso. Portanto, a aceitação do novo processo, seu conhecimento e uso correto são condições primordiais para uma empresa atingir uma alocação automática eficiente. Os gestores tem papel importante nesse processo, sendo responsáveis por essa transição cultural dentro da empresa, e garantindo um alinhamento geral em direção ao novo modelo. Assim, será possível obter equilíbrios na alocação de mercadorias que seriam impossíveis em um processo puramente manual, gerando uma eficiência superior à empresa.
Ainda, é importante ter em mente que a alocação automática não abre mão do conhecimento de negócios das pessoas envolvidas. A meta, nesse ponto, é a transferência desse conhecimento para o sistema, automatizando-o. Os ajustes manuais podem e devem ocorrer, sendo sempre a exceção, de forma que o sistema aprenda com eles. É dessa forma que se atingirá uma distribuição realmente ótima, com o melhor equilíbrio possível, e corrigindo excessos e faltas de produtos.
Assim, observando esses pontos, as varejistas podem obter grandes ganhos produtivos e comerciais com um processo de alocação automatizado verdadeiramente eficiente. Esse pode ser o diferencial para o sucesso em um mercado tão competitivo como o varejo.
Conheça o módulo de Alocação do Mindset: http://www.unous.com.br/mindset/?modulos=alocacao