O consumidor brasileiro inicia o ano mais otimista do que no final de 2016. O INEC (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) medido pelo IBOPE Inteligência à pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) cresceu 3,5% em janeiro de 2017 na comparação com dezembro de 2016. Quando comparado com janeiro de 2016, o crescimento é de 5,3%. Mesmo assim, o INEC permanece 4,5% abaixo de sua média histórica.

A maioria dos índices que compõem o INEC registra crescimento na comparação mensal. A principal razão da melhora do índice é o maior otimismo dos consumidores com relação à evolução futura do emprego, dos preços e da renda. Os índices de situação financeira e de endividamento também mostram aumento, o que reflete uma avaliação favorável dos consumidores acerca da evolução de suas finanças e dívidas.

A expectativa de compras de bens de maior valor é o único componente que mostra queda, tanto na comparação mensal (-2,6%) quanto na anual (-4,5%). Reflete um comportamento mais cauteloso devido à perda de rendimento com a recessão prolongada.

170127inec

FONTE: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/consumidor-comeca-2017-mais-otimista/

A Unous oferece aos seus clientes uma ferramenta de gestão de compras e estoque voltada especialmente para o varejo. Conheça o nosso software e saiba como ajudamos empresas em seus planejamentos comerciais.