O planejamento de mercadorias é o cerne do varejo. Planejar e gerir as compras e as vendas de mercadorias é essencial para todos os varejistas, e essa atividade também pode se beneficiar grandemente de processos e sistemas. O planejamento de mercadorias consiste em um processo de análise de históricos, comportamentos e premissas para construir um desenho de onde se quer chegar no futuro, ou seja, planeja-se um objetivo para a empresa, e como alcançá-lo. Para tanto, os varejistas podem contar com sistemas de Open To Buy (OTB), para realizar o planejamento e o controle dos principais indicadores da empresa, como vendas, margem e giro de estoque.

Um sistema de Open To Buy (OTB) é uma ferramenta muito valiosa para os varejistas nesse processo, pois eles permitem verificar o que é necessário ser feito para se atingir os objetivos definidos, e controlar o caminho que está sendo percorrido pela empresa. Com um sistema de Open To Buy (OTB), o varejista é capaz de planejar, executar, avaliar e fazer os ajustes necessários (planejamento in-season). Dessa forma, o planejamento faz do futuro um caminho construído.

São quatro as variáveis trabalhadas em um Open To Buy (OTB): Vendas, Margens, Estoques e Recebimentos (Compras). Deve-se ressaltar a importância de se trabalhar com a data de recebimento das mercadorias, tornando o Open To Buy (OTB) compatível a um Open To Receive (OTR), uma vez que a variável de interesse é o recebimento do período, e não propriamente a compra.

A orientação do sistema é dada pelo planejamento das variáveis Vendas, Margens e Estoques, resultando no cálculo do Recebimento necessário para o período. Assim, primeiro planeja-se a venda, com análises de demanda; seguida pelo planejamento das margens pretendidas em cada categoria de produtos; e então o planejamento dos estoques necessários para atender a venda planejada, o giro de cada categoria e a cobertura desejada para o futuro. Por fim, chega-se ao recebimento, uma variável calculada, ele definirá as ações necessárias para atender ao planejamento realizado. Assim, é possível saber o que comprar, por quanto e quando.

O principal ganho com o Open To Buy (OTB) é melhorar a qualidade da compra, e, consequentemente, dos estoques. Sem o Open To Buy (OTB), cada categoria é planejada individualmente, o que gera desbalanços nos estoques da empresa. Portanto, trabalhar com um Open To Buy (OTB) garante estoques mais assertivos, o que diminui remarcações de preços, melhora o sortimento e diminui custos (melhorando o giro). Ao mesmo tempo, ter um estoque de maior qualidade leva a uma venda melhor, diminuindo as rupturas. Tudo isso será visto no aumento da rentabilidade da empresa.

Conheça o Plano de Mercadorias (OTB) do Mindset: http://www.unous.com.br/mindset/?modulos=mercadorias