É o terceiro mês consecutivo que o setor apresenta queda nos preços, aponta o Índice FIPE Buscapé. Veja os fatores que influenciaram o resultado.

Em fevereiro, os preços do e-commerce brasileiro caíram 1,95% com relação ao mesmo período de 2016. Os dados são do Índice FIPE Buscapé. O resultado marca o terceiro mês seguido de deflação após uma série de 21 meses de preços em alta. Em relação a janeiro de 2017, os preços registraram alta de 0,84%.

A baixa dos preços foi influenciada principalmente pela queda nos preços de celulares e smartphones, que fechou em 11%. Entre as 148 categorias monitoradas pelo índice, 88 delas registraram aumento de preços. “Em fevereiro do ano passado, o e-commerce registrou um dos maiores picos de inflação de sua história, impulsionada pela crise e pela alta do dólar, que chegou a ultrapassar a casa dos R$4,00”, explica Sandoval Martins, CEO do Buscapé Company.

Fora isso, o executivo lembra o período foi marcado por muitos lançamentos de smartphones pelas marcas, outro fator de influência na queda dos preços.

Uma retração acentuada também foi observada nas categorias fotografia (-4,09%), informática (-2,41%), eletrônicos (-2,05) e moda e acessórios (-1,37%)

A inflação dos preços gerais, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 4,76% nos últimos 12 meses terminados em janeiro. Dessa forma, os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -6,4% em relação aos preços gerais da economia.

FONTE: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/03/22/precos-ecommerce-queda/