Com queda da inflação e nas taxas de juros nos próximos meses, pode ocorrer crescimento nas vendas a prazo, segundo CNC. Entenda:

O varejo deve crescer em 2017. As vendas devem subir 1,2% neste ano. Esta é a projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) para o varejo ampliado.

O número considera todos os segmentos, inclusive os de Veículos e Material de Construção.

A projeção veio após os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostraram que o setor verificou queda de 4,8% em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Este foi o 32º mês seguido de queda nesta base de comparação. Frente a dezembro, contudo, a queda foi menor, de 0,7%.

Retomada

Segundo a Confederação, as expectativas de crescimento para este ano devem-se às projeções de quedas ainda mais intensas da inflação e das taxas de juros. Esses movimentos ajudarão as vendas a prazo a reagir, uma vez que facilitam e barateiam o crédito.

Essas vendas a prazo ajudarão o setor a entrar no caminho da retomada.

Apesar disso, porém, um fator não deve reagir tão cedo: a geração de empregos. “Após quase dois anos de fechamento de postos de trabalho, o varejo ainda precisará dar novos e mais claros sinais de retomada do nível de atividade”.

FONTE: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/04/03/varejo-deve-finalmente-crescer-em-2017/