Estudos mostram que a internet é uma ferramenta cada vez mais utilizada por pessoas que não nasceram na era digital. Confira os dados.
E-commerce é um formato que agrada só quem é mais jovem? Pode parecer que sim, mas essa é uma ideia que não passa de uma lenda. E há números capazes de comprovar isso. Uma pesquisa realizada pelo Zoom, site e app de comparação de preços e produtos, em parceria com a Consumoteca, revela o aumento da participação das pessoas acima de 50 anos ao e-commerce.
O estudo foi feito com com 4 mil pessoas. E mostrou que, por mais que a faixa etária dos e-consumidores seja bem diversificada, a fatia representada pelas pessoas que já passaram dos 50 anos concentrou 18% dos entrevistados.
Outro estudo, feito pelo Instituto Locomotiva, revelou que o número de pessoas acima de 60 anos conectadas à internet aumentou 940% nos últimos oito anos. O crescimento equivale a 4,8 milhões de novos internautas.
Avanços
“Diante disso, há um avanço da participação dessa parcela da sociedade, que agora veem a internet como um facilitador para diversas finalidades, o que inclui pesquisar e comprar online”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.
Segundo o executivo, para esse público, o que conta são as primeiras experiências. “Se as primeiras experiências de compras forem positivas, a pessoa se tornará com certeza um e-consumidor e não terá mais receio de usar a internet para esta e outras finalidades. É o que temos visto acontecer e o que explica o aumento da fatia desse público no e-commerce”.