Indicador teve a maior evolução desde 2012. Desaceleração da inflação e queda de juros aumentou a confiança, segundo a entidade.

Intenção de Consumo das Famílias aumentou 11,1% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), esta foi a terceira variação positiva consecutiva do indicador, o que representa a maior evolução dele desde 2012.

Na comparação com abril, entretanto, o indicador apurado pela CNC teve queda de 0,2%.

Segundo a entidade, a melhora na expectativa de consumo das famílias se deve, principalmente, à desaceleração da inflação e à queda de juros. A liberação de recursos de contas inativas do FGTS também teria contribuído para elevar a intenção de consumo.

Maior segurança com o emprego

Outro indicador apurado pela CNC que teve melhora na comparação com maio do ano passado é o que se refere ao emprego atual. Segundo a pesquisa, houve aumento de 8,4% na sensação de segurança quanto ao emprego. Na comparação com abril, o indicador teve queda de 0,1%.

Em relação ao mercado de trabalho futuro, no entanto, as famílias se mostram mais preocupadas que no ano passado. O indicador teve alta de 6,3% na comparação com maio de 2016. Na comparação com abril, porém, registrou queda de 1,6%.

Consumo menor

A CNC destacou, ainda, que o nível de consumo atual teve variação positiva tanto na comparação anual quanto na mensal – respectivamente 16,6% e 1,9%. Todavia, a maior parte das famílias ouvidas pela entidade declarou estar com o nível de consumo menor que o do ano passado.

FONTE: http://g1.globo.com/economia/noticia/intencao-de-consumo-das-familias-tem-alta-de-111-diz-cnc.ghtml