Depois de anos difíceis, positividade alcançada no mês passado se firma, de acordo com índice apurado pela CNC. Confira os números.

Depois de anos difíceis, finalmente os empresários do comércio parecem estar mesmo mais confiantes na retomada dos negócios. Segundo dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio, a positividade alcançada no mês anterior não só se manteve, como aumentou 2,7% de abril para maio, atingindo os 103 pontos.

O indicador apurado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostra que na comparação anual, a confiança dos comerciantes obteve a maior taxa positiva da série histórica do indicador, de 30%.

“Os últimos resultados mostram que os comerciantes começam a enxergar sinais de retomada lenta e gradual das vendas, em um cenário de desempenho mais favorável da atividade do comércio, que esperamos que se consolide na segunda metade de 2017”, disse em nota a economista da CNC, Izis Ferreira.

De acordo com a Confederação, a conjuntura gradualmente mais favorável aos investimentos e aos indícios de retomada das vendas no varejo estimulam a confiança dos comerciantes. Apesar de ainda persistirem algumas incertezas, as vendas do comércio em 2017 devem experimentar melhora, com aumento de 1,5%.

Subíndices

O Icec analisa amostra composta por aproximadamente 6.000 empresas situadas em todas as capitais do País, em índices que variam de zero a duzentos pontos. Para chegar aos resultados finais, são avaliados diversos subíndices.

Um deles, mede a percepção dos comerciantes sobre as condições correntes e chegou a 71,3 pontos, um importante aumento de 74,8% na comparação anual. A percepção dos varejistas quanto às condições atuais da economia melhorou em maio (+9,4%), assim como em relação ao desempenho do comércio (+7,6%) e ao da própria empresa (+5%). Já a proporção de comerciantes que avaliam as condições econômicas atuais como “piores” segue em queda: 71,2% dos varejistas, contra 71,7% de abril.

Já o subíndice que mede as expectativas do empresário do comércio alcançou 149,2 pontos, alta de 1,8% em relação a abril, e de 22%, em relação a maio do ano passado. Na avaliação de 81,4% dos entrevistados, a economia vai evoluir nos próximos seis meses.

Na passagem de abril para maio, aumentaram as intenções de investimento nas empresas (+3,2%), na contratação de funcionários (+2,7%) e em estoques (+1%).

FONTE: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/05/24/confianca-dos-comerciantes-brasileiros-registra-maior-alta-anual/