Alta foi explicada pelo avanço de 2,9% no consumo de máquinas e equipamentos industriais, de acordo com Ipea

O País registrou alta dos investimentos na economia na passagem de abril para maio, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 1,6%, na série com ajuste sazonal. Na comparação com maio do ano passado, entretanto, o indicador recuou 2,9%. No acumulado do ano, a queda foi de 4,4%.

A taxa do Indicador Ipea de FBCF em 12 meses passou de uma perda de 6% até o mês de abril para uma redução de 5,2% até o mês de maio

Segundo o Ipea, o crescimento em maio ante abril foi explicado pelo avanço de 2,9% no consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came), que soma a produção industrial brasileira com as importações de máquinas e equipamentos, excluindo da conta as exportações.

Entre os componentes do Came, a produção doméstica de bens de capital subiu 2,8%, enquanto o volume importado cresceu 1,3%. O volume de exportações de bens de capital caiu 3,2% em relação a abril.

Já o indicador de construção civil teve um recuo de 0,7% em maio, quarta queda consecutiva. Contra o mesmo mês do ano anterior, a construção despencou 9,1%, ao passo que o Came saltou 9,9%.

FONTE: http://www.dcomercio.com.br/categoria/economia/investimentos_na_economia_cresceram_1_6_em_maio

A Unous tem um software de planejamento comercial que é especializado em giro de estoque para o varejo. Conheça o nosso trabalho.