Uma das principais ferramentas para a gestão de estoques no varejo é o Plano de Reabastecimento Automático. Ele consiste em um processo contínuo de compra de produtos para manter as lojas sempre abastecidas. Se não há falta de produtos e sortimento (modelos, cores, tamanhos, etc), o resultado é observado em um desempenho superior de vendas. Portanto, o principal objetivo do Plano de Reabastecimento é evitar que ocorram rupturas.

Um sistema automatizado de reabastecimento realiza o cálculo do ponto de pedido, ou seja, ele indica o momento exato em que é necessário realizar um pedido de reposição de mercadorias. Para isso, o Plano de Reabastecimento deve projetar a venda por produto/SKU para cada loja; entender a política de estoque (quantidades e tempo necessário para reposição); ter a definição de uma frequência de recebimento (semanal, quinzenal, ou mensal); e conhecer o estoque de segurança. Com tudo isso, o sistema será capaz de garantir que cada pedido seja efetuado no melhor momento.

Para o Plano de Reabastecimento, também é importante que existam regras definidas de distribuição, como Mínimo e Múltiplos. A regra de Mínimo determina qual é a quantidade mínima de um produto que poderá ser enviada para a loja. Já a regra de Múltiplos determina em quais múltiplos os produtos são enviados (por exemplo, em grupos de 10). Além disso, é possível configurar o sistema para que o abastecimento seja feito para um Centro de Distribuição, sendo as mercadorias distribuídas a partir desse CD. Alternativamente, o sistema deve possibilitar o reabastecimento diretamente para as lojas.

Por fim, observa-se que o Plano de Reabastecimento deve ser integrado com os fornecedores. Isso permite que o Plano de Reabastecimento não apenas calcule as necessidades das lojas, mas também emita os pedidos diretamente aos fornecedores a partir de acordos pré-estabelecidos, otimizando o processo em toda a cadeia. Vale notar que mesmo em um processo automatizado de emissão de pedidos é possível realizar consultas e ajustes manuais.

Utilizar um Plano de Reabastecimento traz muitos ganhos ao varejista. O primeiro ganho observado é o aumento nas vendas, que se dá através da eliminação de rupturas. As lojas obtêm ganhos de gestão com uma maior organização na frequência de recebimentos. A empresa como um todo poderá observar uma importante redução de custos com a implantação de um processo automático, otimizando o trabalho necessário para o reabastecimento. Finalmente, é possível garantir a unicidade da informação, pois a venda projetada e as necessidades calculadas serão as mesmas utilizadas para o planejamento, para as lojas e para os fornecedores, o que aumenta o controle sobre o processo.

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