Vendas totais do setor registraram alta de 1,1% em relação ao mesmo período de 2016, segundo indicador da Mastercard. Entenda

Após dois anos de amargura, o varejo registrou o trimestre positivo em relação a vendas totais. Segundo levantamento feito pela Mastercard, as vendas entre abril, maio e junho deste ano foram 1,1% maiores que os mesmos meses do ano passado.

O SpendingPulse, indicador da Mastercard para o varejo, também registrou alta de vendas pelo segundo mês consecutivo. Em junho, elas aumentaram 2,6% em relação ao mesmo mês de 2016.

“O ambiente econômico ainda se mantém desafiador, com perspectiva de manutenção da alta taxa de desemprego e, consequentemente, a deterioração do crescimento da massa salarial; o que também refletiu na queda da confiança do consumidor em junho com relação ao mês anterior. Mesmo com este panorama instável, há uma possibilidade de melhora gradativa no comércio varejista nos próximos meses”, disse por nota César Fukushima, Economista-Chefe da Mastercard Advisors no Brasil.

Setores

Os setores de supermercados e móveis e eletrodomésticos cresceram acima das vendas totais. Mas os de vestuário, artigos de uso pessoal e doméstico, combustíveis, artigos farmacêuticos, material de construção e restaurante estiveram desempenho abaixo das vendas totais.

O varejo online se fortaleceu nos últimos meses e cresceu 18,9% em relação ao mesmo período de 2016. Móveis, vestuários e eletrônicos apresentaram resultados superiores à média do canal, enquanto hobby & livraria e artigos farmacêuticos ficaram abaixo do crescimento do segmento.

FONTE: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/08/04/varejo-vendas-totais-positivos/