Levantamento realizado pela ABRASCE, em parceria com a FX Retail Analytics, aponta crescimento de 0,51% no acumulado do ano

São Paulo, agosto de 2017 – O fluxo de visitantes nos shopping centers do País cresceu 2,58% em julho na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo o Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC). O levantamento é realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo.

Na comparação regional, o Sul obteve maior destaque, com incremento de 9,75%, seguido pela região Sudeste, com aumento de 1,66%, e pelo Nordeste, com 1,36%. No acumulado do ano, foi registrado um crescimento de 0,51%, número que acompanha a tendência do primeiro semestre, que fechou em alta pela primeira vez com índice positivo. A única baixa, considerada natural, fica por conta do comparativo com o mês de junho de 2017, impulsionado pelo Dia dos Namorados, com queda de 1,28%.

Mercado internacional

A diminuição de fluxo nos shopping centers é uma tendência internacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se entre 20 e 25% desses estabelecimentos em funcionamento hoje no país devem fechar as portas até 2022, segundo o Credit Suisse.

Os principais motivos para a queda do império dos shoppings centers nos Estados Unidos são o forte crescimento do comércio digital, o fechamento das lojas físicas e a popularização de lojas localizadas fora dos shopping centers.

FONTE: http://www.abrasce.com.br/noticia/5010