Vendas cresceram na capital paulista em comparação com o mês do ano anterior. Setor comemora e começa a crer em retomada sustentável. Veja
O varejo da cidade de São Paulo se sentiu aliviado ao ver que as vendas cresceram 2,9% na primeira quinzena de agosto. Essa é a quinta elevação quinzenal seguida do ano para o mercado, segundo balanço da Associação Comercial de São Paulo.
As transações a prazo foram as preferidas para este período, totalizando um crescimento de 3,4% no volume de vendas. Já a comercialização de produtos à vista aumentou 2,4% no mesmo período.
“Embora ainda lenta, a retomada é consistente, contínua e consolidada, tendo o processo de recessão ficado para trás. Não é um desempenho que recupera a perda média de 9,5% no mesmo período de 2016, mas são números extremamente favoráveis”, comemorou Alencar Burti, presidente da associação.
Comparação mensal
Quando comparado aos primeiros quinze dias de julho, as vendas da primeira quinzena de agosto caíram 0,8%. A recuperação aconteceu próximo às comemorações do Dia dos Pais, cujas vendas à vista avançaram 2,5%.
A instituição notou ainda que o sistema a prazo reduziu em 4% o volume de vendas, impulsionado pelo fim do saque das contas inativas do FGTS.
“A partir de agora, sem a injeção de recursos provocada pelo benefício, o mercado vai ficar mais dependente dos cortes nos juros e, portanto, é preponderante que eles aconteçam”, completou.
FONTE: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/08/17/vendas-sp-crescem-agosto/