Deflação de produtos do e-commerce tem a maior queda desde março de 2013, segundo levantamento do Índice FIPE Buscapé. Confira

Os preços dos produtos vendidos por comércio eletrônico caíram pelo quinto mês consecutivo e registrou baixa de 5,55% em agosto, em comparação com o ano anterior. A queda foi considerada a maior para o setor desde março de 2013.

Os dados são do Índice FIPE Buscapé que indicou redução de sete de dez grupos monitorados: telefonia (-17,85%), fotografia (-6,05%), moda e acessórios, (-5,04%), eletrônicos (-3,63%), informática (-3,62%), casa e decoração (-1,40%), esporte e lazer (-0,89%).

O segmento de brinquedos e games se descolou da deflação e cresceram 7,79% no mesmo período. O mesmo aconteceu com cosméticos e perfumaria (1,13%) e eletrodomésticos (0,67%) também registraram inflação.

Motivo

“Esse reajuste reflete o ajuste na precificação realizado por grandes varejistas do setor nos últimos meses. Em julho, o Índice FIPE Buscapé já havia registrado alta de 5% nesta mesma categoria. A tendência, porém, é de uma desaceleração no índice nos próximos meses, por consequência do Dia das Crianças, a mais importante data para este segmento”, disse Sandoval Martins, CEO do Buscapé.

Preços gerais

A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 2,46% nos últimos 12 meses terminados em junho, a menor taxa desde fevereiro de 1999, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -7,8% em relação aos preços gerais da economia.

FONTE: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/09/19/preco-produtos-e-commerce/