O comércio varejista brasileiro cresceu 3,6% na comparação de agosto deste ano com o mesmo mês de 2016. O número, segundo o IBGE, corresponde a maior variação registrada desde o início da recuperação econômica, em abril.

No acumulado do ano e nos últimos 12 meses, o varejo registrou, respectivamente, 1,7% e 2,3%. Os segmentos de móveis e eletrodomésticos foram os que impulsionaram a alta do mês, com aumento de 16,5% no volume de vendas.

Na comparação anual, agosto é o quinto mês consecutivo de aumento no número de vendas, o que anima os varejistas nacionais que amargaram em todo o ano de 2016.

“A base de comparação baixa e a conjuntura econômica mais favorável deste ano ajudaram nessa série de variações positivas”, explicou Isabella Nunes, gerente da pesquisa feita pelo IBGE.

Mensal

Quando comparado a julho o varejo teve queda de 0,5% após passar quatro meses registrando altas.

“O índice geral acompanhou a tendência da maior parte dos grupos de produtos pesquisados, que também vinham tendo resultados positivos e passaram por uma variação negativa neste mês. Porém, esse tipo de ajuste é normal e o quadro deste ano é de estabilidade na margem até o momento”, finalizou a especialista.

http://www.portalnovarejo.com.br/2017/10/20/vendas-varejo-cresce-agosto-ibge/