As vendas de livros em supermercados, lojas de autoatendimento e livrarias cresceram no Brasil, tanto em volume quando em faturamento em 2017. É o que demonstra o Painel de Vendas de Livros no Brasil, levantamento da Nielsen com o SNEL, Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
Desde fevereiro, o varejo tem apresentado crescimentos consecutivos com as vendas de livros.
A venda de exemplares em novembro apresentou crescimento de 6,35%, Em números absolutos, o valor apurado nas vendas no varejo com livros passou de R$ 99.769.731,88, em 2016, para R$ 106.108.865,02, neste ano.
Já as vendas em volume cresceram 4,47%, isso em comparação com igual período de 2016. Somente neste ano, foram mais de 2,7 milhões de exemplares vendidos.
Gêneros
Os gêneros que mais venderam nos últimos 12 meses foram os de não-ficção, com dois monitoramentos diferentes: o “Não Ficção Trade”, como livros de colorir, e os “Não Ficção Especialista”. O destaque, segundo a Nielsen, foi o dos “Trade”, com a venda de livros de idiomas e linguística, que tiveram alta de 54% no período.
Os preços de capa também tiveram aumento, especialmente os do gênero Infantil, Juvenil e Educacional, com alta de 4,09%. Os preços médios desse gênero passaram de R$ 37,35 em 2016 para R$ 38,88 neste ano. As ficções foram as que menos venderam em 2017, com queda de 0,44 pontos percentuais.
Esses resultado ainda os resultados de Black Friday. No ano passado, as vendas apuradas nessa ocasião, somadas às realizadas no Natal, foram responsáveis por 20% do total das vendas de livros no varejo em 2016.
A Nielsen faz, através do Nielsen Book Research, monitoramento da venda de livros no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul, Itália, Espanha, Nova Zelândia, Índia, México e Brasil.