As vendas de Natal em shopping centers no Brasil cresceram 6 por cento neste ano em relação ao desempenho de 2016, movimentando 51,2 bilhões de reais, segundo dados iniciais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) nesta terça-feira.

No ano de 2017, a Alshop observou uma alta nominal de 5 por cento frente ao ano passado, com as vendas em shoppings somando 147,5 bilhões de reais, acima da expectativa da entidade de aumento de 4 por cento.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado, a Alshop destacou sinais de recuperação do mercado de trabalho, mesmo que ainda de forma lenta e gradual; liberação de recursos de contas inativas do FGTS; e redução da inflação e taxa básica de juros.

Entre os segmentos, o de brinquedos e o de óculos, bijuterias e acessórios foram destaque no ano, com crescimentos de 10 e 9,2 por cento, respectivamente.

COMÉRCIO ELETRÔNICO

O comércio eletrônico teve desempenho bem acima, com expansão nominal de 12 por cento no faturamento de 2017 ante 2016, para 49,7 bilhões de reais, ajudado principalmente pelas vendas por meio de smartphones e novos consumidores.

Também deve ter aumentado a participação das vendas online nas vendas totais, para 4,3 por cento em 2017 ante 3,8 por cento em 2016, calcula a Alshop.

O tíquete médio do comércio eletrônico em 2017, segundo a Alshop, deve ficar em 452 reais, aumento de 8 por cento em relação ao tíquete de 2016.

Entre as categorias de produtos mais vendidas em volume no comércio eletrônico, moda e acessórios liderou com elevação de 13,6 por cento, seguida por eletrodoméstico, com acréscimo de 13,1 por cento e livros e assinaturas de revista, com alta de 12,2 por cento.

https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1EK117-OBRBS