Como o varejo vê o futuro da indústria em um tempo de forte mudança? Em apresentação da NRF 2018, o maior evento de varejo do mundo, que acontece nesta semana, em Nova York, Kate Ancketill, CEO de tendências de varejo da GDR Creative Intelligence, afirma que é preciso ativar agora o “pensamento de plataforma”, segundo o qual o varejo oferece diversas experiências e produtos através de um número sem precedentes de canais.
Tendências como a fragmentação de mercado, mudança de comportamento do consumidor e crescimento da experiência em detrimento ao produto estão de fato mudando o varejo. Para a especialista, varejistas devem se adaptar sendo mais do que varejistas.
“Os varejistas melhor posicionados no futuro serão aqueles que adotam uma definição mais expansiva do varejo e que abrem sua mente para o que o varejo pode ser”, afirmou a especialista durante sua apresentação.
Para ela, varejistas de todos os tamanhos devem pensar como a Amazon, ou seja, como uma plataforma. “A máquina do varejo está quebrada e é preciso que o varejo construa algo que é mais dinâmico, adaptável e que responda a um mercado fragmentado”.
A especialista lista três formas para que o varejo expanda sua visão e adote o “pensamento de plataforma”.
- Ofereça novos canais e contextos
Os varejistas estão apreendendo novos canais, locações e momentos para renovar a jornada dos consumidores. Por exemplo: existem empresas que fizeram parceria com a GM e seu marketplace para permitir a venda de 4 milhões de carros; enquanto a Lufthansa trabalha com uma cadeia de mercearia para oferecer compras durante o voo e receber as compras em casas e ter a despensa completa assim que retornarem para casa.
- Vá além das suas competências tradicionais
Existem varejistas que se moveram rápido e oferecem categorias que vão além do esperado. A varejista francesa de decoração Castorama vende papel de parede que se conecta com um tablet que possui um sistema de interação para crianças e pais. O BuzzFeed agora oferece uma placa de aquecimento inteligente que ajuda os consumidores a prepararem pratos com base nos dados de receita do Tasty, que tem mais de 107 milhões de usuários.
- Foque em lifestyle
Muitos varejistas estão oferecendo experiências únicas focadas em lifestyle para atender a uma demanda dos consumidores. O Cotopaxi, marca de roupas de inverno para atividades ao ar livre, oferece aos consumidores acesso a eventos que abraçam o foco da marca em atividades ao ar livre e com propósito sociais. A britânica John Lewis oferece um serviço de concierge que conecta consumidores a aulas sobre moda e tecnologia.
Esses exemplos mostram como o varejo deve pensar em plataforma: oferecendo uma variedade de experiências, ofertas e canais. O resultado é um varejo mais excitante e diverso em que o varejo está puxando as barreiras do que eles oferecem e fazem.