A Copa do Mundo da Rússia, que será realizada de ‎14 de junho ‎a ‎15 de julho deste ano, deve contribuir para um aumento de 22% do volume de televisores vendidos no Brasil em 2018. O prognóstico é da empresa de consultoria GFK. Em 2017, foram comercializadas 10,4 milhões de unidades 2017, um incremento de 21% em relação ao ano anterior.

“O crescimento já foi de 23% em janeiro”, ressalta Gisela Pougy, diretora da consultoria. “Somente a Copa deve ser responsável por uma alta de 8%.” As fabricantes do setor se beneficiam não só por aumentar o volume comercializado, como também por uma maior rentabilidade, porque a demanda por itens mais caros sobe nos anos do evento esportivo.”

Grande parte das vendas costuma ficar concentrada no segundo semestre, mas em épocas de Copa do Mundo o cenário muda. “Há uma inversão. O fim do ano continua com muitos eventos importantes, como a Black Friday, mas o que costuma acontecer é uma antecipação das compras pelos consumidores”, ressalta Erico Traldi, diretor da Samsung.

Alguns fatores poderão equilibrar o mercado e evitar uma queda no segundo semestre, afirma Kleber Carante, da Semp TCL, que prevê uma alta de 35% neste ano: “Temos uma situação específica em 2018 que é o desligamento do sinal analógico em várias cidades, algo que começou no ano passado. Essa transição sempre impulsiona o mercado.”

http://www.osul.com.br/a-venda-de-aparelhos-de-tv-deve-crescer-22-por-causa-da-copa-do-mundo/