Para 83% dos brasileiros, um dos fatores que mais vai impactar os seus gastos nos próximos meses será a recessão econômica. Este número é duas vezes maior que a média mundial. A pesquisa aponta que 45% dos consumidores em outros países colocam a recessão entre os principais temores.

Em seguida vem a inflação, para 46% dos consumidores do País. Nem mesmo os números divulgados pelo governo referente a 2017, abaixo da meta, e as projeções de inflação controlada para este ano impediram que o aumento dos preços seja um dos principais temores do consumidor. No mundo, a preocupação com a inflação é um pouco maior, 48%.

O preço dos combustíveis também está entre as principais preocupações dos brasileiros para este ano. O número de consumidores que coloca o preço dos combustíveis entre as principais preocupações é de 46%, mesmo número da média mundial.

Outros temores

Além desses aspectos apontados pelos consumidores no mundo inteiro, outros destaques foram a saída da Inglaterra da União Europeia (Brexit), protecionismo comercial, aquecimento global e ameaça terrorista.

A pesquisa divulgada em abril foi realizada entre agosto e outubro do ano passado com mais de 5 mil pessoas pelo mundo e 269 no Brasil. Entraram na amostragem apenas aqueles que disseram que pretendem gastar menos em 2018 do que gastaram no ano passado.

http://www.portalnovarejo.com.br/2018/04/27/recessao-inflacao-principais-temores-consumidor/