A transformação digital está cada vez mais presente na vida dos varejistas brasileiros, que têm começado a olhar com mais cuidado para o assunto recentemente. No Brasil, o e-commerce representa apenas 3% do total de vendas do varejo. Esse número é pequeno quando comparado com os Estados Unidos e a Europa, onde o índice de compras feitas pelo e-commerce chega a quase 10%, e com a China, que possui 20% de todas as vendas feitas pelos meios digitais.

Apesar de a digitalização ainda ser vista com timidez, em julho deste ano, a ABComm divulgou que o faturamento do e-commerce do País pode chegar a R$ 37,9 bilhões no segundo semestre de 2018, o que representaria um crescimento de 15% quando comparado com o mesmo período de 2017.

Isso comprova que uma nova era digital está se consolidando e que o consumidor, cada vez mais conectado, rápido e bem informado, vem exigindo uma experiência de compra mais prática e cômoda, fazendo com que o varejo tenha que se adaptar para atender a esta nova demanda.

Mais do que digitalizar as suas operações, o sucesso para a transformação está na mudança de mindset e da cultura de uma empresa, já que há a quebra de um paradigma, em que todas as áreas precisam trabalhar em conjunto para a criação de estratégias inovadoras. Para isso, é preciso entender o papel da transformação digital na companhia e alterar a maneira de conduzir este processo. O desafio principal para o varejista é apresentar para o seu time o quanto a era digital pode trazer um cenário mais integrado, transformando, assim, os ambientes para proporcionar a mudança de mentalidade.

Varejo de moda

O segmento têxtil está mostrando cada vez mais interesse na era digital. Durante um dos painéis do BR Week deste ano, o presidente do Conselho da Tom Tailor Holding, Thomas Tochtermann, afirmou que até 2020 a maior parte da manufatura será formada por robôs e que a aplicação do digital pode reduzir em até 48% o tempo em que um produto passa por toda a cadeia, produzindo somente aquilo que realmente é demanda, havendo, assim, menos desperdício.

Seja como for, a transformação digital já é uma realidade no varejo brasileiro. O processo demanda maturidade, estratégia e inovação das companhias para saberem aliar os pontos fortes do on-line e do off-line, a fim de gerar melhores resultados, e poderem aproveitar deste processo que é inevitável.

https://portalnovarejo.com.br/2018/09/e-commerce-esta-estimula-mudancas-varejo-fisico