O que se deve avaliar, quando o assunto é logística no e-commerce?

Alguns pontos importantes na logística de e-commerce devem ser observados com atenção para que não existam erros desde o manuseio primário até a chegada ao cliente, em suma, a embalagem para e-commerce, intacta, sem danos.

Etiqueta para correios

Uma delas é a etiqueta Sigep Web. Há uma medida certa conforme o padrão dos Correios (107x138mm e 3mm entre linhas em um rolo de 35m). Lembre-se que, para obter o código para a etiqueta deve ser obtida mediante contrato com os Correios via internet. Caso haja dúvidas, a própria agência fornece um manual para dúvidas.

Há impressoras específicas para esse tipo de etiqueta: impressoras térmicas em modelos como Argox, Zebra, Elgin e Datamax. Sem esquecer antes de configura-las no programa dos Correios.

Embalagens para e-commerce

Quanto às embalagens para e-commerce, há vários tamanhos e modelos, quer para caixas ou para envelopes. A estatura e o tipo dependerão da estatura do produto vendido, porém o mais importante é a segurança da encomenda.

Os envelopes geralmente são revestidos com plástico à prova de violação, umidade, rachaduras. Possuem adesivo Hot-Melt (não derrete fácil o adesivo em altas temperaturas). Algumas já obtém o “saco canguru” onde pode ser colocado a nota fiscal. As caixas de papelão para e-commerce existem em variados tamanhos e são muito similares àquelas vendidas pelos Correios. Há empresas especializadas na venda em atacado dessas caixas.

Algumas empresas revestem suas caixas com um envelope especial para que se tornem impermeáveis.

Envios de notas fiscais

Os sacos plásticos para notas fiscais (DANFE, AWB, CANGURU) também tem suas singularidades devido a tamanhos diferentes para cada um dos tipos de notas fiscais. São autoadesivos resistentes, abertura no verso para inserir o documento, tecnologia Hot-Melt, além de proteger e manter o documento sempre visível.

No mais, o cliente sempre observará primeiro a embalagem que chega em suas mãos, e não o que comprou. Tirará suas conclusões, e terá sua primeira impressão. Espero que a que fique seja a melhor.

FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/fatores-de-atencao-na-logistica-do-e-commerce/101574/

Seu varejo precisa ter um controle eficiente dos processos de venda e de estoque, para a melhor gestão conheça a Unous!