Para as empresas varejistas, é muito importante ter um planejamento único. A estratégia definida centralmente para as compras e recebimentos deve sempre estar alinhada com as metas de vendas diárias de cada loja. Mas como fazer para que isso ocorra? A melhor forma de garantir esse alinhamento é realizando um Plano de Lojas.

O Plano de Lojas é um planejamento feito para cada loja de uma rede, construindo uma curva de venda diária para um período, por produto. Assim, entende-se quanto é preciso vender em cada loja para que as metas da empresa sejam atingidas. Esse acompanhamento garante maior visibilidade aos gestores, verificando se cada loja está no caminho correto, ou se é preciso tomar alguma ação. Para os gerentes de loja, o Plano de Lojas confere maior rapidez e produtividade nas atividades de planejamento, e permite a mensuração do quadro de colaboradores de acordo com o planejamento de vendas.

Uma das principais características do Plano de Lojas é a capacidade de conferir uma maior participação aos gerentes de loja na elaboração do planejamento da empresa. Quando cada loja participa do planejamento de vendas, os gerentes tem uma visão melhor das metas por valor, peças e preço médio. Assim, o planejamento deixa de ser apenas uma meta que foi passada aos gerentes, mas algo de que eles fazem parte e se engajam no cumprimento.

Outro ganho com o Plano de Lojas é a troca rápida de informações. Todas as alterações no plano, e as vendas realizadas por cada loja podem ser vistas instantaneamente tanto pelos gerentes quanto pela gestão central da empresa.

Quando a empresa já realiza o Open To Buy, os planejamentos devem ser integrados. Verifica-se desde o início se o planejamento de vendas das lojas está de acordo com o recebimento definido pela empresa, garantindo que todos estejam alinhados em uma mesma estratégia.

Além disso, também é possível atrelar o Plano de Lojas à alocação de mercadorias da empresa, utilizando as informações de metas das lojas para definir qual será a distribuição realizada, uma vez que se conhece quanto cada loja planeja vender de cada produto. Assim, a alocação de mercadorias será feita de forma muito mais acertada.

Para isso, utiliza-se um processo no qual o Plano de Lojas recebe o planejamento realizado pelo Open To Buy, ao mesmo tempo em que cada loja constrói suas curvas de vendas. Em seguida, ambas as metas são analisadas, realizam-se os ajustes, e o valor final é definido. Após essa conciliação, os planos por loja e produto estão completamente alinhados à estratégia da empresa.

Portanto, realizar um Plano de Lojas ajuda a entender a necessidade de cada loja, e suas características específicas. Ele agrega ao planejamento da empresa o conhecimento dos gerentes de loja, evitando problemas de sortimento (como a perda de vendas por não receber determinado produto, ou por receber outro que não consegue ser vendido). Proporciona, assim, grandes ganhos tanto para o planejamento da empresa quanto para a gestão das lojas.

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