Já o volume total de vendas recuou 2% por causa do desempenho negativo das lojas físicas, aponta pesquisa da Mastercard.

Enquanto as vendas nas lojas físicas registraram queda em março, o comércio eletrônico registrou aumento de 36,2% na comparação com igual período do ano passado, mostra o relatório SpendingPulse, publicado pela bandeira de cartões Mastercard.

É o maior aumento desde outubro de 2012, de acordo com o estudo. Os dados da Mastercard mostram que as vendas online tiveram aumento de 26% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao mesmo tempo, o relatório também revela queda de 2% nas vendas totais (físicas e eletrônicas) no primeiro trimestre de 2017 em relação ao último trimestre de 2016, quando registrou baixa de 4,6%.

Em março, o volume de vendas totais no varejo físico caiu cerca de 1,6% comparado ao mesmo período de 2016, segundo o relatório.

O estudo destaca que setores como supermercados, artigos farmacêuticos, material de construção e artigos de uso pessoal e doméstico tiveram desempenho melhor que a média. No entanto, setores como móveis, eletrodomésticos, vestuário, e combustíveis tiveram desempenho mais fraco.

POR REGIÕES

Sobre o desempenho nas regiões brasileiras em março de 2017, o estudo mostra que Sul e Sudeste apresentaram as menores quedas(-0,9%) e (-0,5%), respectivamente, enquanto Norte (-3,3), Nordeste (-3%) e Centro Oeste (-4,1%) tiveram desempenho mais fraco.

O diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors, Kamalesh Rao, ressalta no comunicado enviado à imprensa que, embora o ambiente econômico brasileiro apresente desafios, sobretudo por causa da alta taxa de desemprego e deterioração dos salários, a expectativa é de uma melhora gradativa no comércio varejista, especialmente no e-commerce.