O Cluster é uma das ferramentas mais importantes para o varejo, pois permite que a empresa compreenda o comportamento dos seus consumidores em cada local, otimizando seus processos e ganhe produtividade. Mas, afinal, o que é Cluster?

Ele é um agrupamento de dados feito por similaridade ou semelhança, de forma que facilite uma atividade. No varejo, um sistema de clusterização agrupa dados de lojas e produtos de acordo com suas características, simplificando e agilizando os processos de planejamento, compra e distribuição.

Quando uma empresa de varejo tem poucas lojas, é até possível definir e acompanhar o sortimento de cada loja individualmente, sem muitas implicações. No entanto, ao ganhar escala torna-se necessário um esforço muito grande para que o processo se mantenha dessa forma, o que implica em alto investimento. A adoção correta de um sistema de clusterização faz com que a empresa ganhe performance e produtividade nesse processo. Com a clusterização, é possível não apenas evitar o crescimento exponencial da complexidade da gestão, mas até mesmo simplifica-la.

O Cluster é composto de duas dimensões, apresentado em uma matriz. As duas dimensões são relacionadas a partir de métricas, que podem ser qualitativas ou quantitativas. As métricas qualitativas trazem características das lojas ou produtos (como região, classe social, etc). Já as métricas quantitativas trazem valores referentes a essas lojas ou produtos (volume de vendas, área da loja, estoque médio, etc). As métricas relevantes são escolhidas, relacionadas e plotadas. O cluster é formado a partir da similaridade entre as métricas referentes a cada loja ou categoria de produtos.

Essa ferramenta pode ser utilizada desde o planejamento de compras até a distribuição de mercadorias. Idealmente, os clusters são criados desde o início do processo. Assim, é possível criar um Open To Buy (OTB) clusterizado, utilizando-o para o planejamento, definição de sortimento, criação de planograma, alocação de mercadorias e diversas análises.

Quando não se trabalha com Cluster, torna-se difícil modificar o sortimento de várias lojas ao mesmo tempo, pois as correções são complexas. Com um sistema, basta alterar uma loja de Cluster e o novo sortimento é definido automaticamente, com todos os impactos já calculados. Além disso, o sistema de Alocação também entende automaticamente as mudanças no sortimento das lojas, ajustando a reposição de produtos para o novo perfil.

Portanto, o Cluster oferece um poder muito maior de análise, mais assertividade na compra, e agilidade nas mudanças na distribuição. Com sistemas de planejamento e distribuição integrados, a empresa varejista pode captar todos esses benefícios, oferecendo o produto certo para cada cliente em cada local.

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