A Projeção de Demanda é a base de um bom planejamento comercial, pois todas as etapas do processo de planejamento se utilizam da expectativa de venda futura. Muitas vezes essa projeção é realizada com o feeling do gestor, o que a torna pouco assertiva. Assim, a adoção de um sistema de Projeção de Demanda é uma oportunidade de grandes ganhos para a empresa.

Um sistema de Projeção de Demanda consiste em uma série de cálculos que são realizados para a medição da venda futura. São várias as metodologias e tecnologias que podem ser empregadas nesses cálculos estatísticos, como a inteligência artificial (tecnologia que aprende conforme a experiência). Dessa forma, a partir de uma base histórica, o sistema sabe qual metodologia foi a mais assertiva, e sugere uma projeção.

A adoção de um sistema de Projeção de Demanda automatiza esse processo antes feito manualmente, ou a partir de felling, reduzindo drasticamente o tempo necessário para a realização dos cálculos, e liberando recursos para outras atividades. Mas, além disso, ter uma projeção de demanda mais assertiva traz ganhos enormes para o processo como um todo.

Quando a expectativa sobre a venda futura está correta, tanto o planejamento de compras, quanto a distribuição e reabastecimento serão melhores. Serão verificados menos erros, faltas e excessos, bem como os custos com retrabalhos (compradores e lojas) e transferências de mercadorias serão fortemente reduzidos. Assim, o impacto positivo na cadeia será observado nos resultados da empresa, com maiores margens e lucro.

Ao mesmo tempo, uma boa Projeção de Demanda diminui a necessidade de se refazer o planejamento. Isso ocorre pois, se o índice de assertividade da metodologia de Projeção de Demanda for alto, é possível configurar o Open To Buy (OTB) para que ele seja ajustado automaticamente. Elimina-se assim, a necessidade de replanejamentos e ajustes manuais. Dessa forma, a atividade de planejamento torna-se menos operacional, liberando mais tempo para as atividades de gestão.

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