O mercado de franquias voltou a respirar e cresceu 7,8% no terceiro trimestre do ano, segundo levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising). A retomada gradual do poder de consumo dos brasileiros fortaleceu o setor no período, principalmente as franquias relacionadas aos segmentos de consumo.

Segundo o monitoramento, no terceiro trimestre do ano o setor faturou R$ 41,850 bilhões. A quantidade é 11,4% maior que o apresentado no trimestre passado.

Motivos

A associação acredita que a retomada se deu devido a expectativa de melhora em alguns indicadores macroeconômicos, queda de juros, a inflação em queda, a pequena redução na taxa de desemprego e a queda nos valores dos alimentos.
Na relação entre janeiro e setembro deste ano o setor faturou R$ 116,305 bilhões, 8% a mais do que o mesmo período no ano passado.

Outros indicadores

O desemprego no setor também caiu no terceiro trimestre. A quantidade de empregos gerados superou as demissões e aumentou 0,4% no período.

A relação entre abertura de franquias e quantidade de unidades fechadas também fechou no positivo. O número foi 2,2% maior do que o ano passado, totalizando 147.539 unidades em funcionamento no Brasil.

http://www.portalnovarejo.com.br/2017/10/31/mercado-franquias-cresce-terceiro-trimestre/