O mercado óptico terá que mudar suas estratégias para acompanhar tendências que estão surgindo. Segundo estudo da consultoria alemã GFK, o consumidor está deixando de utilizar lentes de contato convencionais para investir nos modelos de uso diário (lentes de área) e mensal (lentes reutilizáveis).
“Verificamos que há um processo de migração, que tende a se acentuar ano a ano”, destaca Filipe Mori, gerente da categoria de Ópticas na GfK
Segundo o levantamento, as lentes que mais se destacaram foram as esféricas, que representam 66,5% do faturamento total da categoria. Considerando os últimos 12 meses, houve crescimento de 6,7%. As tóricas, lentes específicas para quem tem astigmatismo, foram responsáveis por 18,3% do faturamento total da categoria, durante o mesmo período.
Estatísticas da categoria de lentes de contato
Considerando o período de janeiro a fevereiro de 2018, o segmento cresceu 9,7% em faturamento e 4,2% em unidades de caixas comercializadas no País. “A tendência é que o segmento do varejo óptico mantenha-se aquecido ao longo de 2018”, finaliza Mori.